• Email: geral@igrejacongregacionaldelisboa.org
  • Telefone: +351 21 837 0258
  • Telemóvel: +351 968 730 165
Quem somos
Visão e Missão

VISÃO | Somos uma comunidade onde as pessoas investem tempo a desenvolver ternos afetos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência. Onde as pessoas se ajudam mutuamente, se perdoam e se amam porque esse é o exemplo de Cristo. Uma comunidade agradecida onde reina a paz de Cristo.

MISSÃO | Existimos para reproduzir discípulos de Jesus, para levar o poder redentor de Cristo às pessoas e à cultura em que vivemos, contextualizando o Evangelho e para buscar ativamente o bem-estar da cidade.

A nossa história
Segundo o que Deus mandou

Nascida em 1914, fruto do trabalho missionário da Igreja Evangélica Lisbonense, a Missão de Chelas desenvolveu-se e, em Outubro de 1922, recebeu a autorização para se estabelecer como Igreja. Os primeiros anos da Igreja foram dirigidos pelo diácono Romão Luíz Perez, na Estrada de Chelas, 145. Este servo de Deus, diácono da Igreja Lisbonense, permaneceu no trabalho da Missão de Chelas até 1926. A organização da 1ª Igreja Evangélica Congregacional de Lisboa ocorreu a 17 de julho de 1926. Duas figuras inconformáveis da Igreja Congregacional de Lisboa nos primeiros anos da sua missão foram o pastor José Augusto Santos e Silva e o presbítero Artur de Araújo. O primeiro pastoreou a Igreja até 1940, ano em que faleceu. O segundo assumiu a liderança pastoral da Igreja durante as três décadas seguintes. Em 1982 a Igreja Congregacional de Lisboa mudou de instalações para a Rua de Ovar, onde permanece até ao momento. Também na década de 80 do século XX deu-se inicio ao Lar de Idosos. Este ministério da Igreja continua a ser emblemático pelo seu significado profundo de serviço e cuidado com o próximo. Ao longo da sua existência, a Igreja Congregacional de Lisboa, manteve sempre o seu foco na evangelização e no amor ao Evangelho. Por isso, investiu na plantação de missões, que totalizaram 10 locais de pregação. Hoje, a Igreja quer continuar a ser luz no mundo e sal na terra, levando a palavra de Deus e o sentido profundo de comunidade à cidade de Lisboa.

A nossa fé
O início de uma fantástica jornada de fé

Trindade | Cremos que existe um só Deus [Dt. 6:4], que está vivo e é pessoal [Jr. 10:10]. As Suas obras no céu e na terra manifestam que existe e que possui sabedoria, poder e bondade tão vastos que o ser humano não pode compreender [Sl. 8:1]. Embora seja um mistério, as Escrituras deixam claro que na Divindade existe uma distinção de pessoas. Assim o Deus em quem cremos existe como Pai, Filho e Espírito Santo [Mt. 28:19; Jo. 14:16, 17]. Deus o Pai | Cremos que Deus é o Soberano Proprietário do Universo é Espírito [Jo. 4:24], Eterno [Dt. 32:40], Infinito [Jr. 23:24] e Imutável [Ml. 3] em sabedoria [Sl. 146:5], poder [Gn. 17:1], santidade [Sl. 144:17], justiça [Dt. 32: 4], bondade [Mt. 19:17] e verdade [Jo. 7:28]. Desde a Sua soberana e livre vontade Deus governa todas as coisas [Rm. 9:15, 16].

Salvação
Cremos que a Salvação procede do infinito amor do Pai, que deu o Seu unigénito Filho para salvar os Seus inimigos.
Trindade
Cremos que existe um só Deus, que está vivo e é pessoal.
A Igreja
Cremos que aqueles que têm o Espírito de Cristo estão unidos com Cristo, e como membros do seu corpo recebem a capacidade de O servir.
Bíblia
Cremos que no Antigo e no Novo Testamento encontramos a nossa única regra de fé, assim como indicações infalíveis para todo o nosso proceder nesta vida.
Oficiais
Queremos ser usados por Deus

O meu nome é Luís de Matos. Sou pastor da Igreja, mas, em primeiro lugar, discípulo de Jesus. O meu maior desejo é ser moldado pela vontade do Mestre. Quando isso acontece, tudo à minha volta vê a luz de Cristo. Sou casado com a Xana (Alexandra de Matos) desde 2007 e nesta caminhada, que tenho o privilégio de fazermos juntos, Deus concedeu-nos duas bênçãos, o Rafael e o Mateus. Fui ordenado em 2009 e pastoreei a Igreja Lisbonense (presbiteriana) entre 2010 e 2019. Desde março de 2019 tenho o privilégio de caminhar com cada um dos que nos procura nesta Igreja. Acredito que Deus tem grandes coisas preparadas para nós e para a cidade que somos chamados a servir.

  • : pastor@igrejacongregacionaldelisboa.org
  • : +351 21 199 1295
Luís de Matos
Pastor

Olá, eu sou o Emanuel Fernandes, casado com Ana Loide, sou Médico Militar e um jovem cristão que procura servir a Deus com os meus dons e imperfeições. Sou um dos oficiais desta comunidade e sou o responsável pelo grupo de jovens. Colaboro na área da multimédia e louvor.

  • : geral@igrejacongregacionaldelisboa.org
  • : +351 21 199 1295
Emanuel Silva
Diácono

O meu nome é Sara Pinto. Sou casada com o Guilhermino Pinto e tenho 2 filhos, o André de 26 anos e a Inês de 24 anos. Ao longo da minha caminhada cristã tenho servido a Deus , colaborando na escola dominical, na sociedade de senhoras, na área da música com o grupo coral, e atualmente sou diaconisa no conselho de oficiais da igreja. Deus me capacitou para ser médica pediatra, o que faço com o maior prazer e dedicação e tem sido um privilégio e benção servir o Mestre, desta forma, na comunidade.

  • : geral@igrejacongregacionaldelisboa.org
  • : +351 21 199 1295
Sara Seabra
Diaconisa

O meu nome é Paulo Silva. Sou casado com Ricardina Silva e pai do Tiago. Sou oficial da Igreja e o diácono responsável pela tesouraria. Acredito que sou reformado para o serviço do Reino. Na minha vida já que tenho provado que em TUDO Deus supre as minhas carências, em todas as provas, ou longo e em todos os sectores da minha vida demonstrando que ELE É FIEL e nós humildes Servos. Tenhamos vidas agradecidas!

  • : geral@igrejacongregacionaldelisboa.org
  • : +351 21 199 1295
Paulo Silva
Diácono
Ministérios
Queremos ser usados por Deus

O meu nome é Alexandra de Matos. Sou casada com Luís de Matos, mãe do Rafael (5 anos) e do Mateus (9 meses), sou responsável pela Escola Dominical das crianças. Talvez por ser filha de professora e irmã de educadora, este foi sempre um ministério onde me senti à vontade e com sentido de serviço. Apesar de a minha formação ser em Comunicação Social, estou a exercer a função de Secretária na Administração de uma Embaixada. Amo cantar, viajar e ler, mas o meu "passatempo" favorito é ser mãe.

  • : geral@igrejacongregacionaldelisboa.org
  • : +351 21 199 1295
Alexandra de Matos
Líder de EBD Crianças

Olá, o meu nome é Allan. Nasci no Brasil e vivo em Portugal desde sempre. Sou programador e apaixonado por música! Sou responsável pela gestão do website da igreja e partilho a liderança do Louvor juntamente com o Diogo.

  • : geral@igrejacongregacionaldelisboa.org
  • : +351 21 199 1295
Allan Souza
Líder Web & Líder Louvor
“Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia.”
1 Coríntios 14:1